Em seguida cada formadora leu o seu memorial e abriram espaço, para que alguns cursistas lessem os seus. Esse momento foi de muita emoção, especialmente da professora Sônia que fez o grupo se emocionar com o seu relato, lembrando do seu pai.
Após a leitura dos memoriais, elaboramos o Contrato Didático. E em seguida o grupo realizou as Avaliações Diagnósticas, com isso queríamos saber quais as expectativas dos cursistas em relação ao Programa.
Como no encontro anterior, o tempo não foi suficiente para conclusão do estudo do Guia Geral, retomamos nesse momento pontos que não ficaram claros.
Retornamos apresentando ao grupo o slide Viva o Bode de Cida Sousa, para iniciarmos o estudo do TP3. A turma adorou. Dividimos a turma em grupo para produção dos diversos gêneros textuais.Grupo 1 – Produzir um poema
Grupo 2 – Produzir uma música
Grupo 3 – Produzir uma noticia (local)
Grupo 4 – Produzir um anuncio de um produto a ser lançado
Grupo 5 – Produzir uma receita
Grupo 6 – Produzir uma piada
Após a socialização dos trabalhos montamos o Painel – Sistematizando o conhecimento, a turma deveria responder o que é tipo de texto e gênero textual. Após o levantamento dos conhecimentos prévios do grupo, mostramos em slides os conceitos, segundo Mracuski. A turma da Matemática após o lanche, assistiu a uma palestra com a nutricionista Maria Tânia Heros Martins que falou sobre obesidade e IMC.
Para responder as atividades do TP3 (Unidade 9) a turma foi dividia em 4 grupos, cada grupo deveria responder as atividades de uma seção e as questões sobre o texto de referência e em seguida socializar com a turma.
Iniciamos o estudo da unidade 10 apresentando o vídeo - Construção de Chico Buarque. Em seguida dividimos a turma novamente em grupo. Cada grupo respondeu as atividades da seção e produziu um gênero explorado na seção. Um outro grupo fez a síntese dos conceitos apresentados em cada seção.
Após a socialização dos trabalhos, fizemos os encaminhamentos para realização da lição de casa e das atividades do AA3 a serem realizadas com o s alunos em sala de aula.
Realizamos a avaliação e encerramos o encontro com a sensação de dever cumprido e sentido que o grupo está comprometido com o Programa.
Parabéns formadoras: Glória e Regina;
ResponderExcluirVocês foram um arraso nos estudos dos tps.Percebi que conseguiram empolgar e prender a atenção dos cursistas durante os estudos. Esse segundo econtro foi proveitoso.
Abraços!!